Laboratório de Análise da Violência

Equipe

Coordenação

Doriam Borges

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2009), é formado em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1998) e possui mestrado em Estudos da População e Pesquisa Social pela mesma instituição (2004). Foi o coordenador técnico da Pesquisa sobre Condições de Vida e Vitimização na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ele é o autor do livro “Medo do Crime no Rio de Janeiro: uma análise sobre a perspectiva das crenças do perigo”. Possui experiência nas áreas de violência, crime e segurança pública. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Sociologia e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ignacio Cano

Graduado em Sociologia pela Universidade Complutense de Madri (1985) e Doutor em Sociologia pela mesma universidade (1991). Atualmente, é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia Social e Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa, políticas públicas, educação, direitos humanos, violência e segurança pública. Nos últimos anos, ele trabalhou como pesquisador, consultor e avaliador de inúmeros projetos de segurança pública e direitos humanos no Brasil e em vários países da América Latina.

João Trajano de Lima Sento-Sé

É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1992) , Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1997). Atualmente, é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro da equipe editorial da “Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais” e membro da equipe editorial da “Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares”. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Carisma, Populismo, Estetização, Cultura e Nacionalismo.

Eduardo Ribeiro

Ele é pesquisador associado do Laboratório de Análise da Violência (LAV) e do Núcleo de estudos quantitativos Quantidados, no qual trabalha desde 2004. Mais recentemente, ele faz parte do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais e Educação e do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades contemporâneas e relações de gênero. Ele também é colaborador do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpe), da Faculdade de Educação da UFRJ. Ele tem experiência em estudos sobre: violência, crime e segurança pública; viés racial, vitimização, segurança e justiça; vitimização de crianças, adolescentes e jovens; educação e resultados escolares; métodos e técnicas de pesquisa social (quantitativa e qualitativa); estatísticas e indicadores sociais; monitoramento e avaliação de projetos sociais, programas e políticas públicas. Atualmente, ele está envolvido em pesquisas sobre a distribuição espacial de incidentes criminais; avaliação de políticas de segurança pública; avaliação educacional e desigualdades educacionais; impactos da violência armada na vida escolar; participação feminina nas eleições; treinamento e profissionalização do cientista social no Brasil.

Pesquisadores

Eduardo Ramos

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) e Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Emiliano Rojido

Mestre em Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Robson Rodrigues

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF) e Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Raquel de Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).