Laboratório de Análise da Violência

Projetos

Monitor da Letalidade Policial

Neste projeto os pesquisadores assumiram a tarefa de estabelecer uma metodologia comum para monitorar o uso da força letal em oito países da América Latina: Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Trinidad e Tobago e Venezuela. No âmbito do projeto, foi criado uma pequena rede de pesquisadores que concordaram com um conjunto de indicadores para medir o uso da força letal, obter dados relevantes sempre que disponíveis e produzir um relatório comparativo na região.

Violência e Cidadania: a legitimidade do matar e do morrer nas políticas de segurança pública no Brasil

Conhecer, compreender e acompanhar como estão sendo apurados e processados as mortes cometidas por policiais. Essa linha busca-se explorar não somente o curso dos inquéritos e dos processos judiciais, mas também a influência de possíveis marcadores sociais ao longo de cada etapa do Sistema de Justiça Criminal, bem como a percepção construída por policiais, promotores, juízes, familiares de vítimas e comunidade acerca destas ocorrências.

Avaliação de Programas de Prevenção ao Homicídio

Essa iniciativa inclui a avaliação de programas específicos de prevenção de homicídios, por um lado, e a elaboração de um Guia para Avaliação de Programas de Prevenção de Homicídios na América Latina, por outro. Este guia é voltado para tomadores de decisão da região que desejam participar de programas de prevenção de homicídios, para que a avaliação de tais programas possam ser pensada e projetada simultaneamente com o desenho do próprio programa.

Segurança Pública no Legislativo

Essa linha tem como objetivo analisar os discursos de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) sobre segurança pública e os projetos de lei formulados no âmbito daquela casa legislativa

Educação e Violência

Esta linha tem como objeto os possíveis impactos sociais das UPPs, observando os efeitos na dimensão educacional sobre dinâmicas e resultados escolares, sobre as trajetórias de alunos e professores.